História o início do Funk em Minas Gerais

O início do Funk em Minas Gerais

A história do Funk em Minas Gerais não é muito diferente do Funk Carioca, deu se início com as músicas de discoteca onde na época era o fenômeno entre os jovens. Um dos artistas responsáveis com certeza foi James Brow com seu ritmo dançante, tivemos também Tina Taner, Madona, Maikon Jackson, Mc Hamer até a chegada do famoso estilo conhecido como Miami Bass. Stive B é o mais conhecido desse ritmo que começou a embalar as pistas na década de 80. Já na década de 90 Dj Marlboro teve a ideia de pegar essas batidas do Miami Bass e introduzir as letras Brasileiras, mas disso a maioria já sabe.

Porém aqui em Minas Gerais Dj Joseph um dos idealizadores do quarteirão do Soul e do movimento BH canta e dança, hoje o único produtor de Funk remanescente daquela época também passou a criar funk´s do mesmo jeito que _Dj Marlboro sendo convidado a participar de um dos seus discos, o Rap Brasil volume 3 com as músicas do grupo mineiro The Power, pronto, o Funk mineiro entrava em cena de vez.


Na década de 90 começa a surgir programas de Funk nas rádios comerciais, o mais famoso e lembrado por toda a massa Funkeira sem dúvidas é o _Extra Beat comandado pelo Dj e também produtor  Normandes outro que ajudou e muito o movimento a crescer em Minas Gerais. Por anos ele comandou vários bailes pelo estado, os mais tradicionais foram a Hipodromo e a Apoteose. Dj Normandes faleceu em 20/04/2009 devido a um derrame cerebral, até hoje as produções e remixes dele são lembrados por todos de sua época.


Outro Dj e Produtor que ajudou a levantar a bandeira do Funk no estado foi Dj Jeffersson “o pangaré” como era chamado, esse comandou por muitos anos o maior, verdadeiro e mais tradicional Baile Funk do estado. As Quadras do Vilarinho, onde até hoje todo domingo cerca de 2.000 jovens invadem Venda Nova para dançar. AS quadras do Vilarinho deram início e sempre apoiou o movimento, nos anos de 2004 a 2006 ficou fechada por muitas brigas de galeras, brigas essas que muitos põe a culpa no funk mas elas vinham de guerras no Mineirão e quando essas galeras se encontravam nem o famoso capeta do Vilarinho segura.
Por volta de 1998/99 chega ao fim os programas em rádios comerciais mas para alegria de uns e tristeza para outros, sempre tivemos as rádios comunitárias que tocavam os bons e velhos funk´s. Rádios como Alternativa fm e Tropical fm faziam a alegria dos Funkeiros na capital mineira.

O Alternativa Mix era comandado pelos amigos Dj DUDU pé na pia e Dj Leco maluco, já o Tropical Mix era comandado pelo Dj Lebão e pelo locutor Dungão. Já no ano de 2005 os dois programas que disputavam audiência acirradamente chegam ao fim juntos por incrível que pareça.

Já nos anos 2000 o Funk tem uma reviravolta com a volta dos dj´s Normandes e Jefferson juntos no programa da extinta Líder FM. As equipes Fúria Funk e Eletro Funk se juntam fazendo um grande baile na rádio, e então começa os bailes da Fuzaka e Aladim.

Baixem cd DJ Normandes aqui

Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE CDS COM PROBLEMAS,DEIXE SEUS ELOGIOS OU CRÍTICAS.

 
Copyright © 2011. Site Funk antigo - All Rights Reserved
Web: Dj Guega